A Panam já foi a maior companhia aérea do mundo e faliu. A Gulf, uma das sete irmãs do petróleo, soçobrou, atropelada pela Opep. O Barings, o centenário banco de investimentos que cuidava do dinheiro da realeza britânica, virou pó. Ao longo dos anos, a história do mundo dos negócios tem sido assim: gigantes de hoje são o retrato na parede de amanhã. Das 25 maiores empresas americanas do começo do século, apenas duas, a GE e a U.S. Steel (com o novo nome USX), chegaram aos nossos dias.
Coisas da vida.
Uma organização, no entanto, tem resistido incólume à passagem do tempo, prosperando ininterruptamente. Senhores, estamos falando da Máfia, a Cosa Nostra, o Sindicato. Um dos mais rentáveis cartéis do capitalismo, tem sido administrada com sabedoria refinada por empreendedores e executivos que moldaram um estilo próprio de gerenciamento e de fazer negócios, no qual o emprego da força bruta tem sido o menos importante dos atributos - dos notórios Al Capone, Lucky Luciano e Frank Costello do passado aos contemporâneos Carlo Gambino e John Gotti.
Assinado por um misterioso Mister V., o livro Gerenciando como a Máfia (editora Nobel). Sua intenção é jogar um pouco de luz sobre os princípios e as estratégias de administração que regem essa rede singular de homens de negócios. A seguir, algumas pérolas que poderão ajudá-lo em sua carreira e que não serão encontradas em nenhum dos gurus da atualidade, do venerando Peter Drucker ao pirotécnico Tom Peters.
- As regras do principiante são simples tanto no seu negócio como no nosso: mantenha a boca calada, os olhos abertos, o zíper da braguilha fechado e faça o que lhe mandarem fazer. Como em todo o negócio, os principiantes deverão puxar o saco. Mas, com o tempo, e conforme você for progredindo, essas características se tornarão menos imperativas, até que, finalmente , você será o bajulado.
- Antes de comandar, você deverá aprender a obedecer. Em reuniões com seu capo, fale somente quando for interpelado, e de acordo com o ponto de vista dele. Caso contrário, fique quieto.
- Seja amigo de todos os homens, mulheres e office-boys, de todas as panelinhas existentes no escritório, mas não se una a ninguém. Não faça amizades duradouras nem muito íntimas, mas seja cordial com todos. Não se sobressaia, enquadre-se.
- O negócio da Máfia são os negócios. A tendência em nosso negócio - assim como em qualquer empresa de visão - é a aquisição de outros negócios de sucesso ou a fusão com eles. E, geralmente, isso só se consegue depois de muita luta com os adversários. Você já ouviu falar em conquista hostil? Somos os pioneiros no assunto.
- O que acontece com inimigos que não são destruídos? Olhe o Japão e a Alemanha. Procure seus inimigos em lugares inesperados: sobre e debaixo da própria cama e dentro de si próprio.
- Quando você estiver administrando pessoas, cedo ou tarde terá de contratar gente. Verá que a maioria das pessoas é mais incompetente do que você provavelmente esperava - seguramente mais do que os currículos ou elas próprias fizeram acreditar. Para uma tarefa de muita responsabilidade, não contrate um recém-formado. Contrate alguém que já tenha demonstrado habilidade para trabalhar com outras pessoas. Para um cargo realmente vital, não contrate especialista com muito poder de fogo, por mais impressionantes que sejam suas credenciais. Os especialistas preocupam-se somente com seus status e seus salários.
- O melhor conselho é aquele que o faz pensar por si próprio. Sendo assim, ao escolher um consiglieri, selecione um indivíduo com larga experiência e visão prática. E, logicamente, alguém em quem você confie.
- Sua secretária deverá ser, no mínimo, guarda-costas, diplomata, general e totalmente dependente de sua generosidade em relação ao seu bem-estar financeiro e psicológico. Ela deverá ser mais confiável do que sua mulher. Saberá tudo o que você sabe sobre seu negócio - com exceção daqueles planos a longo prazo. Além disso, deverá estar próxima das fontes de mexericos do escritório e das maquinações da política interna e será uma fonte boa e precisa de informações para você.
- Quando sua organização ficar tão grande a ponto de alguns pensarem que está sendo necessário um diretor de pessoal, é porque os seus chefes de departamento perderam contato com a equipe que chefiam - uma situação perigosa. Os gerentes deverão recrutar e contratar seus próprios funcionários.
- Em sua organização, somente uma pessoa deverá ser totalmente honesta, completamente acessível, inteiramente acima de qualquer suspeita, absolutamente incorruptível: aquela que estiver encarregada de manter os livros de contabilidade.
- Esteja preparado para a traição de qualquer membro de sua equipe, especialmente daquele em quem você depositou maior confiança. Toda deslealdade deverá ser reparada o mais rápido e publicamente possível. Se você permitir que uma traição fique impune, sua liderança estará extinta.
- Você poderá melhorar a produtividade certificando-se de que os funcionários têm o dia organizado, o trabalho organizado e os objetivos claros na mente - e por um programa abrangente de chutes no traseiro.