26 de fev. de 2008

Reclamar resolve?

Por: Valdineia Bernardino

É muito comum nas empresas, seja elas pequenas, médias ou grandes, ouvir seus colaboradores reclamando de tudo.

Reclamam de salário, do chefe, do colega, da carga horária, da empresa, enfim, de tudo. Será que essas pessoas já pensaram que ao invés de viver reclamando não seria melhor parar e pensar o porque disso tudo? Porque eu ganho pouco, porque meu chefe pega no meu pé, porque trabalho mais que o outro...

Essa pessoa é mesmo a vitima da empresa? Vamos imaginar agora que você é assim, “o reclamão”.

Pense se você está fazendo tudo, o máximo pela empresa, pense em suas ações, seus atos. Será que muitos problemas corriqueiros da empresa não seriam resolvidos se você participasse mais das soluções e não do time das reclamações? Conheça as dificuldades de todo mundo.

Pense se você está fazendo tudo, o máximo pela empresa, pense em suas ações, seus atos. Será que muitos problemas corriqueiros da empresa não seriam resolvidos se você participasse mais das soluções e não do time das reclamações? Conheça as dificuldades de todo mundo.

Certa vez um colega de trabalho me disse que eu precisava ganhar mais, que meu salário era muito pouco e que eu deveria pedir um aumento, minha resposta foi taxativa? ‘ Eu ganho pouco, mas eu também posso oferecer mais para empresa e só vou me achar merecedora de um melhor salário quando eu der à empresa um melhor desempenho.

Existem pessoas que usam as reclamações para esconder suas deficiências, seria como eu dizer que eu não faço mais pela empresa porque ganho pouco.

Aquela antiga propaganda de uma famosa marca de biscoitos já dizia: “Vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?”

Sempre devemos nos colocar do outro lado antes de formar nossas opiniões. Se coloque do lado da empresa e veja se você como empresário gostaria de ter um colaborador como você. Da mesma forma, você empresário, analise se sua empresa e aquela que você gostaria de trabalhar, mas seja honesto em sua análise.

Tenha criatividade, se arrisque, tente, não relacione suas fraquezas com as fraquezas dos outros. Faça o máximo de si, leve solução ao seu chefe, não problemas. Não busque respostas nos outros antes de ter certeza que você não as tem.

Ter iniciativa é melhor que ficar inventando desculpas e motivo pra tudo.

Não reclame, o tempo que você perde é muito precioso e não volta, gaste-o bem.

Preste atenção em suas escolhas de hoje, elas são o seu futuro.

Nenhum comentário: