1 de mar. de 2008

Resolução de conflitos e liderança

Por: Karim Khoury

A palavra de ordem para o líder é RESPEITO.

No atual cenário corporativo não cabe mais o líder que dispensa as boas relações humanas. Respeito e comunicação eficiente são as ferramentas essenciais.

Se você tem um cargo de liderança e deseja criar um clima de autoconfiança na empresa, desenvolva um ambiente seguro e elimine de seu discurso o sarcasmo e o cinismo. Um bom gestor, além de ter qualidades como inteligência, compromisso, energia, entusiasmo e criatividade, precisa conquistar a confiança de seus funcionários, ser coerente com o que diz e faz, demonstrar respeito pela equipe, falar a verdade, manter promessas e honrar compromissos. Lembre-se de que é fácil conservar seu nível de entusiasmo e de respeito quando a organização tem lucro. Entretanto, sob pressão, a maneira como você gerencia os recursos humanos pode mudar radicalmente.

Uma das características dos líderes é a capacidade de fazer críticas construtivas, sem que o funcionário sinta-se desvalorizado, ou seja, referir-se ao comportamento, e não ao indivíduo, atendo-se aos fatos, sendo específico e preciso. Dessa forma, a crítica não desencadeia problemas, mas melhora o desempenho do grupo.

Uma das características dos líderes é a capacidade de fazer críticas construtivas, sem que o funcionário sinta-se desvalorizado.
No ambiente corporativo, os conflitos podem ser o resultado de diversos fatores: receber ameaças, ser proibido de expressar as idéias, ser acusado injustamente, receber ordens contraditórias que geram confusão e temer a gerência. A administração baseada em comportamentos agressivos fere o princípio básico da comunicação eficiente. Se você "atacar" o seu interlocutor, ele ficará tão preocupado em se defender que não prestará atenção ao que você está dizendo e qualquer negociação ficará comprometida.

Um dos maiores desafios é preparar os profissionais envolvidos para uma comunicação eficiente. Isto significa transmitir respeito não só com as palavras, mas também com os gestos e tom de voz, aprendendo a lidar com comportamentos defensivos de maneira adequada. Muitos gerentes se irritam diante de situações complicadas e acusam membros da própria equipe de incompetentes, daí para "excluir" essas pessoas é um passo. A idéia é que o próprio líder adote um modelo de gestão pautada na cooperação e que ele possa se comunicar visando a resolução de conflitos.

Estimule as pessoas a expressarem pontos de vista, pois dessa forma torna-se possível obter melhorias. Lembre-se de que é fundamental saber o que ocorre ao seu redor, mesmo informações que o desagradam. A maneira como se relaciona com os seus clientes e colaboradores pode surtir impacto favorável na auto-estima deles. Tenha em mente que as pessoas reagem às mudanças de modo variável: alguns se sentem ameaçados, outros, desafiados frente a uma oportunidade de crescimento pessoal. Em qualquer um dos casos, você terá mais chances de manter empatia com quem se relaciona se tiver interesse em suas idéias. Não é necessário concordar com o que ouve, mas reconhecer e respeitar o fato de outras pessoas terem as suas próprias crenças, valores e visões de mundo. Seguindo essas dicas, o gestor será respeitado pela equipe em vez de temido. Se o seu pessoal considerálo um ótimo chefe, mas sujeito a extremas variações de humor e com reações de agressividade gratuita, é hora de mudar o seu estado emocional para restaurar a sua confiabilidade e todos ganharão com a mudança.

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