23 de ago. de 2009

Divirta-se

É comum que a gente siga vivendo a vida, simplesmente cumprindo com as nossas obrigações. E ainda que essa postura não "mate ninguém", frases como "a semana passou voando", ou "hoje o dia está difícil" são cada vez mais ouvidas. Alternamos nossos dias entre a amargura e a falta de interesse.

Pois ontem a equipe do Que Tal Isso? discutia alguns detalhes sobre o conteúdo que temos aqui no site, e relembramos um conceito básico de nosso trabalho: Se não estiver divertido de fazer, então está errado.
Open-Mic do Lucas: Divirta-se
Isso não significa que não levamos o site a sério, ou que damos pouca atenção a ele. O que sentimos é que você consegue ser muito mais eficiente quando tem uma função que acha divertida, ou quando consegue achar diversão na sua função atual.

Lembramos então do grande Senor Abravanel. Embora o SBT ainda tenha sua imagem fortemente atrelada a Silvio Santos, é senso comum que ele poderia ter parado de trabalhar há muito tempo. Mas ele continua na TV, e às vezes temos a sensação de que ele só mantém o seu Programa Silvio Santos para se divertir.

Estamos falando de um dos maiores empresários do Brasil, que a cada dia nos surpreende com novos negócios, seja em sua rede de TV, ou nas outras empresas que possui. E se o Silvio consegue encontrar uma maneira de se divertir com o trabalho, não deveríamos seguir seu exemplo?

Nossa sugestão é que você encare de maneira diferente suas obrigações. Em primeiro lugar, tente enxergar a sua importância para o mundo. Acredite, você é importante, embora muitas vezes não perceba isso. Calcule quantas pessoas passam por você em um dia, e você verá o potencial que tem para fazer a vida dos outros melhor.

Outra atitude que ajuda é colocar metas para você mesmo, e encarar as coisas como um desafio. Assim um problema a ser eliminado passa a ser um quebra-cabeças a ser resolvido. Só não vale ficar frustrado com possíveis derrotas no caminho. Elas acontecem, e merecem servir apenas como aprendizado.

Por último, também ajuda quando tentamos ser mais equilibrados. Diante de um problema que não tem solução, respire fundo, e tente manter a calma. Busque entender as consequências desta situação, e como contorná-las. Assim você evita o sofrimento por antecipação, e já monta alguns planos alternativos.

Ah, a dica de ouro desse Open-Mic: sorria. Não tenha medo de parecer bobo, ou infantil. Veja vídeos engraçados no Youtube, acompanhe blogs de humor, faça piadas... Embora algumas pessoas pensem o contrário, ser bem-humorado não faz de você menos competente, muito pelo contrário. Afinal, cara feia nunca resolveu nenhum problema.

Abraços!
Lucas Couto

Nenhum comentário: